Tarifa do transporte metropolitano na Grande BH aumenta a partir desta quinta-feira; veja novo valor

Passagem terá reajuste de 6,49%. Serviço atende aos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Governo de Minas anuncia aumento da tarifa do transporte metropolitano
A tarifa do transporte público metropolitano da Grande BH aumenta a partir desta quinta-feira (9). Com um reajuste de 6,49%, o preço da passagem de ônibus passa de R$ 7,70 para R$ 8,20.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), as operadoras solicitaram um aumento de 8,7%. No entanto, após a realização de estudos técnicos, o órgão concluiu que o percentual requisitado pelas empresas “não refletia de forma adequada os custos operacionais e os indicadores contratuais”.
“Com isso, o reajuste autorizado foi de 6,49%, percentual que considera fatores como a variação de custos com insumos, como combustíveis, e as condições econômicas gerais, sempre com o objetivo de equilibrar o contrato de concessão e minimizar os impactos para os usuários”, afirmou a Seinfra.
Ainda conforme o Executivo estadual, o reajuste é necessário para assegurar a operacionalização do sistema, “considerando a inflação do período, a atualização dos insumos mais relevantes e a correção dos custos contratuais com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)”.
O transporte metropolitano atende aos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, conta com 636 linhas em operação e realiza, em média, até 14 mil viagens por dia útil, servindo a cerca de 650 mil usuários diariamente.
O sistema de transporte metropolitano conta com 636 linhas em operação para atender os 34 municípios da região metropolitana
Agência Minas/ Arquivo
Renovação de frota
De acordo com o governo de Minas, em 2024 houve investimento na modernização do transporte público da Grande BH, com a aquisição de novos ônibus, viabilizada junto às empresas, por meio do acordo firmado em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

“Até o momento, 224 veículos foram entregues, dos quais 180 já estão em operação. Até o fim de 2025, 850 veículos estarão incorporados ao sistema, renovando um terço da frota total e oferecendo mais segurança, agilidade e conforto à população”, disse o Executivo estadual.
Vídeos mais assistidos do g1 Minas:

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement