Procon-SP encontra diferença de preços de até 66% em materiais escolares em Presidente Prudente; veja pesquisa

Foram comparados 68 produtos em quatro estabelecimentos comerciais. Procon-SP encontrou diferença de até 66,67% nos preços de materiais escolares em Presidente Prudente (SP)
Divulgação
Uma pesquisa realizada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) identificou variações que podem chegar até a 66,67% nos preços de materiais escolares em lojas de Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A maior diferença constatada foi na régua de 30cm da Acrimet: enquanto um local vendia o produto por R$ 4,50, em outro o preço era de R$ 2,70.
A pesquisa também apurou que, do total de 68 itens pesquisados na cidade, três apresentavam variações de preços acima de 50% (4,4%); e 25 tinham variações menores ou iguais a 20% (36,76%).
Realizada pelo Escritório Regional da Fundação Procon-SP em Presidente Prudente, a iniciativa tem o objetivo de auxiliar os consumidores a planejar melhor os seus gastos para minimizar o impacto no orçamento do início do ano.
Veja o relatório completo aqui.
Nos dias 2 e 3 de janeiro, os especialistas da Fundação Procon-SP coletaram os preços de apontador, borracha, caderno, canetas esferográficas e hidrográficas, colas em bastão e líquida, giz de cera, lápis preto e colorido, caneta marca texto, massa de modelar, papel sulfite, refil para fichário, régua, tesoura escolar e tinta para pintura a dedo.
Foram comparados os preços de 68 itens em quatro estabelecimentos comerciais.
Dicas aos consumidores
De acordo com a Fundação Procon-SP, é recomendável que o consumidor analise a lista exigida pela escola e verifique quais destes itens já possui e estejam em bom estado. Este é um primeiro passo para evitar compras desnecessárias.
Promover a troca de livros didáticos entre alunos também garante uma economia importante, além de ser uma prática sustentável que deve ser incentivada.
A pesquisa de preços é sempre importante. Fazer um levantamento simples entre alguns locais, inclusive entre estabelecimentos on-line e físicos, contribui para o planejamento de gastos e economia do orçamento.
Fazer parte de grupos para compras coletivas também pode ser uma forma de economizar, desde que o consumidor tome cuidado e obtenha referências sobre as pessoas que os integram – como as compras serão feitas, as formas de comprovação dos valores e a idoneidade dos fornecedores que estão oferecendo os produtos.
Ainda de acordo com a Fundação Procon-SP, é essencial saber que na lista de materiais as escolas não podem exigir a aquisição de qualquer produto de uso coletivo, como itens de escritório, de higiene ou limpeza, por exemplo, conforme determina a lei nº 12.886/2013.
Na hora da compra, o consumidor precisa estar atento aos preços – que devem ser informados de forma clara e precisa pelo estabelecimento – e avaliar se eventuais promoções, como “pague dois e leve três”, são realmente vantajosas.
“Ao efetuar o pagamento, o consumidor deve sempre verificar se o estabelecimento comercial pratica preço diferenciado em função do instrumento de pagamento (dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito e Pix); desde 26 de junho de 2017, está em vigor a lei nº 13.455, que autoriza a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado”, alerta a Fundação Procon-SP.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement