Prefeitura de Ilhéus decreta situação de emergência na saúde pública

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, decretou situação de emergência na saúde pública do município. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na quarta-feira (8) e divulgada nesta quinta (9).
Segundo a Prefeitura de Ilhéus, a medida “expõe o estado de abandono em que a Secretaria de Saúde foi entregue pela gestão anterior e autoriza ações imediatas para garantir o atendimento à população”.
Na decisão, a gestão apontou que a cidade enfrenta problemas graves como o estado precário da frota de ambulâncias – atualmente, apenas duas estão em funcionamento –, o esvaziamento dos almoxarifados da Secretaria e das unidades de saúde, o desabastecimento generalizado de medicamentos, os débitos milionários com pessoal e a ausência de contratos vigentes para serviços de lavagem e abastecimento de veículos.
A administração também relatou que as contas bancárias vinculadas à Secretaria de Saúde têm um saldo de pouco mais de R$ 4 mil, enquanto há atrasos no pagamento de servidores efetivos e de prestadores de serviços (médicos).
Para viabilizar o atendimento de saúde à população, o decreto autoriza:
cessão de veículos entre as secretarias;
contratações emergenciais – casos os veículos cedidos sejam insuficientes;
aquisição de peças e serviços para manutenção da frota;
apurar a responsabilidade das causas que ensejaram a situação de emergência e encaminhar aos órgãos de controle externo, principalmente Tribunais de Contas, Ministério Público e Câmara Municipal.
A prefeitura informou que situação de emergência tem validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada se os problemas persistirem.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement