‘O tempo todo em estado de alerta’: brasileira está entre dois focos de incêndio em Los Angeles

Cidade vive o por incêndio da história deste terça-feira (7). Mais de cem mil pessoas já tiveram que deixar suas casas e cinco pessoas morreram. Alissa, natural de Porto Alegre, mora há cerca de um ano em Northridge. Veja imagens do céu de Los Angeles durante incêndios
Los Angeles vive o pior incêndio da história desde terça-feira (7). Ao todo, mais de cem mil pessoas já tiveram que deixar suas casas e cinco pessoas morreram. Entre elas está a brasileira Alissa Boelter, de 24 anos. Em entrevista ao g1, contou que vive sobreaviso: “Ficamos o tempo todo em estado de alerta”.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Natural de Porto Alegre, ela é publicitária e mora há um ano em Northridge, um bairro mais ao norte da Califórnia, que está distante do foco das chamas. No entanto, ela relata que o incêndio, que começou na Região Sul, se espalhou rapidamente “Bem densa e escura. Um cheiro forte de queimado”.
Registros do céu de Los Angeles durante incêndios
Alissa Boelter
Alissa vive com o namorado, e até o momento, o casal não precisou deixar a residência. No entanto, estão localizados entre dois focos do incêndio, como mostra a imagem abaixo. “Nos preparando caso o pior aconteça. Por enquanto não temos previsão de evacuação aqui, mas tudo tem mudado muito rápido”, afirma.
Ela relata que algumas pessoas que ela conhece, perderam suas casas e veículos. Outras precisaram sair às pressas, sem saber se poderão voltar.
O que são os ventos de Santa Ana, que tornam incêndios em Los Angeles ‘incontroláveis’
Ponto azul no mapa indicada a localização de Alissa em Los Angeles. Ao redor, é possível ver focos do incêndio
Reprodução/Alissa Boelter
Focos de incêndio
O primeiro foco de incêndio atingiu Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, ainda na terça-feira, o que levou o Departamento de Bombeiros de Los Angeles a emitir uma ordem de evacuação obrigatória para uma ampla área, das colinas de Topanga Canyon até o litoral.
Um segundo incêndio começou próximo a Pasadena, no norte de Los Angeles, e multiplicou de tamanho em poucas horas, atingindo 400 hectares, de acordo com a Cal Fire.
A rápida evolução dos incêndios ocorre por conta do fogo aliado a rajadas de vento que superam os 100 km/h, o que dificulta o trabalho dos bombeiros.
Imagens de satélite mostram dispersão da fumaça
Imagem: Reuters
Condições para o fogo
A região da Califórnia vem sendo alvo de incêndios de grandes proporções nos últimos anos, mas raras vezes eles ocorreram no inverno. Segundo o governo americano, apenas seis incêndios florestais queimaram mais de 5 km² em janeiro na Califórnia desde 1984. As chamas que consomem cidades na região hoje já atingiram mais que o dobro dessa área.
De acordo com os meteorologistas, o incêndio de grandes proporções fora de época está relacionado às condições climáticas enfrentadas pela região. Com esse cenário, a região tornou-se vulnerável ao fogo.
Antes e depois em FOTOS: o pior incêndio da história de Los Angeles
Bombeiros combatem incêndio em Hollywood Hills, em Los Angeles
Incêndio atinge bairro de celebridades
Os incêndios também atingiram as residências de famosos como o ator Ben Affleck, atriz e socialite Paris Hilton e o ator e escritor Billy Crystal.
O casal Spencer Pratt e Heidi Montag Pratt também está no grupo de celebridades que perdeu a casa em Pacific Palisades. O bairro abriga mansões de diversas celebridades, como Tom Hanks, Adam Sandler e Reese Witherspoon.
Casa pega fogo em Los Angeles, na Califórnia
Mario Tama/Getty Images via AFP
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement