Leptospirose: Casos aumentam com enchentes no litoral de SP; veja como se proteger da doença

Alagamentos aumentam o risco de leptospirose, uma infecção causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de animais como ratos. Os sintomas incluem febre alta, dor muscular, mal-estar, olhos vermelhos, tosse, diarreia, náuseas e manchas vermelhas. Peruíbe, SP, é atingida por temporal e fica debaixo d’água
Divulgação/Defesa Civil do Estado de SP
O temporal que atingiu a Baixada Santista, causando transtornos, especialmente em Peruíbe, onde mais de 200 pessoas ficaram desabrigadas, aumenta o risco de doenças como a leptospirose. A bactéria Leptospira, presente na urina de animais como ratos, é facilmente disseminada durante alagamentos.
Entre os sintomas estão: febre alta, mal-estar, dor muscular, olhos vermelhos, tosse, cansaço, diarreia, náuseas e manchas vermelhas.
Caso estes sinais se apresentem, recomenda-se procurar um médico e relatar a exposição à doença. É importante destacar que a automedicação não é indicada e pode, inclusive, agravar a leptospirose.
Transmissão
Com as águas de enchente contaminadas, o contato com a pele humana se torna uma via de transmissão da doença, representando um grave perigo para a saúde.
Ciclo de transmissão da leptospirose
Reprodução/RBS TV
Embora a bactéria tenha mais facilidade de penetrar no corpo através de ferimentos, o contágio também pode ocorrer quando a pele intacta fica imersa em água contaminada por um período prolongado.
Além dos ratos, outros animais, como bois, cavalos e até cães, podem adoecer e atuar como transmissores da doença. O risco de infecção é ainda maior quando há contato com esgotos, lagoas, rios e terrenos baldios, áreas frequentemente expostas à água contaminada.
Saiba os cuidados necessários para prevenir-se da doença:
Evite o contato com água ou lama de enchentes;
Desinfete e vede as caixas d´água, além de frestas e aberturas em portas e paredes;
Utilize água sanitária para desinfetar reservatórios de água, pois o produto mata leptospira;
Para controlar roedores, recomenda-se o uso de raticida (desratização), que deve ser realizado por técnicos devidamente capacitados;
Acondicione e destine adequadamente o lixo;
Armazene apropriadamente os alimentos;
Quem trabalha com limpeza deve usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement