‘Explodiu na minha frente’, diz turista que testemunhou acidente com avião com 5 pessoas em Ubatuba

Pessoas que presenciaram a queda do avião de perto falaram sobre a explosão da aeronave na manhã desta quinta-feira (9). Avião com 5 pessoas explode em Ubatuba e para na praia após ultrapassar pista do aeroporto
Francisco Trevisan
A explosão de um avião de pequeno porte na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, na manhã desta quinta-feira (9) impressionou turistas e moradores que testemunharam o acidente. O piloto morreu e outros quatro ocupantes do jatinho foram socorridos com vida – leia mais abaixo.
O acidente foi por volta das 10h na região central da cidade. A aeronave ultrapassou a pista do aeródromo, cruzou uma pista na orla e chegou à faixa de areia em chamas.
“Estava passeando de carro, porque estava chuviscando. Fiz um retorno logo após passar por frente da pista, porque eu ia retornar, quando ouvi um [barulho] forte [do] motor da turbina. Atravessou na minha frente. Por coisa de 50 metros ele não me arrasta. Explodiu na minha frente. Fiquei em pânico, estacionei e estou tremendo até agora”, disse o professor Eduardo Gava.
O morador Weberton Moreira disse que passava pelo local e chegou a se abaixar quando viu um vulto com fogo passando em sua frente.
“Eu estava andando de bicicleta, a passeio, eu larguei a bicicleta, vi só o vulto de fogo e fui sair correndo. Pulei da bicicleta. Senti vapor quente perto de mim, abaixei a cabeça e saí”, relatou.
Queda de avião em Ubatuba
g1
O empresário Eurípedes Gomes da Silva disse que estava indo à feira, quando passou pelo local e viu o avião se aproximando.
“A gente estava aproximando aqui do centro para ir à feira de peixe, quando a gente viu o avião se aproximando já em chamas, caindo e, no momento da explosão, a gente só viu a fumaça e o fogo. Quando a gente chegou, já estava dentro da água e, em seguida, os Bombeiros chegando para fazer o salvamento”, contou.
Acidente
Uma pessoa morreu após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodir na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira (9). Um vídeo mostra o acidente:
Câmera flagra queda de jatinho em Ubatuba
Cinco pessoas estavam na aeronave:

O piloto, que morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação.
Um casal e duas crianças. Segundo Karoline Magalhães, capitão do Corpo de Bombeiros, os quatro foram retirados com vida do avião e levados conscientes e estabilizados para o hospital.
Também houve feridos fora do avião, mas o número de pessoas não estava claro até a última atualização desta reportagem:
A capitão dos bombeiros Karoline Magalhães afirmou em entrevista à GloboNews que uma pessoa que estava na orla da praia foi socorrida pelo Samu com uma fratura. A informação é a mesma que foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública.
A concessionária Rede VOA, que administra o aeroporto de Ubatuba, informou que o acidente atingiu na orla uma mulher e uma criança, que sobreviveram.
⚠️O vídeo abaixo mostra o momento exato em que uma criança estava sendo resgatada de dentro da aeronave:
Criança é resgatada de destroços de avião após queda em Ubatuba
Pista do aeroporto é curta e perto do mar
O aeroporto de Ubatuba tem uma pista curta, de apenas 940 m. O Cessna 525 precisa de 789 m para pouso, segundo o site da fabricante. A Rede VOA informou que as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada.
Segundo a operadora do terminal aéreo, o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar no município do litoral paulista.
A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local.
Avião de pequeno porte sofre acidente, em Ubatuba, no Litoral Norte de SP
João Mota/TV Vanguarda
Saída da pista no momento do pouso
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), a aeronave passou pelo que é chamado de excursão de pista, quando o avião sai da pista no momento do pouso ou da decolagem.
A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.
Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.
Infográfico queda jatinho em Ubatuba, SP – GO
Arte g1
Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, SP
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement