Prefeitura de Uberlândia tem 90 dias para expandir oferta de tratamento para doenças renais

A decisão judicial é referente à litotripsia extracorpórea, um procedimento médico não invasivo que trata cálculos renais ou ureteres. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), pacientes aguardam a cirurgia na fila de espera há anos. Ministério Público Federal Uberlândia MPF
Rodrigo Scapolatempore/G1
A Justiça Federal condenou a Prefeitura de Uberlândia a adotar medidas para expandir a oferta de procedimentos de litotripsia extracorpórea, que trata cálculos renais, no prazo de até 90 dias. A decisão é do juiz federal Osmane Antônio dos Santos, que julgou parcialmente procedente o pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF).
O magistrado condenou, ainda, a União e o Estado de Minas Gerais, de forma solidária, a repassar ou ressarcir, se for o caso, ao Município de Uberlândia os valores relativos aos procedimentos que ultrapassarem o quantitativo para cumprimento da sentença. Veja o posicionamento dos citados abaixo.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
A litotripsia extracorpórea é um procedimento médico não invasivo que trata cálculos renais ou ureteres. A decisão prevê que a Prefeitura oferte o procedimento, ampliando o número de atendimentos pactuados junto à Araguari ou outro município que seja referência para a macrorregião por meio do credenciamento de estabelecimento apto à realização do procedimento.
O objetivo da decisão é que o usuário não aguarde por longo prazo, e nos casos em que tenha sido necessário o implante de cateter “duplo J”, que o tempo de espera não seja superior a um mês.
Atualmente, na fila, segundo o Ministério Público Federal, existem pessoas implantadas que aguardam há anos. O tempo de espera atual, para ingressantes na fila, é de 3 anos.
Até outubro de 2023, a fila de pacientes aguardando procedimentos urológicos é de 2.026 pacientes.
IPTU 2025: Paulo Sérgio pede alteração na lei de cobrança do imposto em Uberlândia
MPF ajuíza ação civil para garantir repasse de verba para combate à hanseníase
Ministério Público aponta irregularidades em obra de elevado em Uberlândia e pede reparos
Posicionamentos
Em nota enviada à TV Integração, a União afirmou que “apresentará recurso contra a sentença, pois sua condenação é imprópria tanto do ponto de vista material, já que o repasse de recursos pela União ao Município de Uberlândia é feito de forma regular, quanto do ponto de vista processual, uma vez que a decisão é impropriamente condicional ao determinar repasse de verbas “se for o caso”.
Já a Prefeitura de Uberlândia informou que a “Secretaria Municipal de Saúde está estudando a decisão, verificando os requisitos para o cumprimento e avaliando eventual recurso.
A produção a emissora também entrou em contato com o Governo de Minas Gerais e aguarda retorno.
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement