Prefeito de Cariacica, no ES, se afasta do cargo para transplante de rim doado pelo irmão

Euclério Sampaio, de 60 anos, revelou que este será o segundo transplante que será submetido, já que aos 24 anos fez um transplante de medula. Procedimento está previsto para sexta-feira (10). O atual prefeito e candidato à reeleição da cidade de Cariacica, na Grande Vitória, Euclério Sampaio (MDB),está internado com pneumonia
Reprodução TV Gazeta
O prefeito de Cariacica, na Grande Vitória, Euclério Sampaio (MDB), vai ser internado nesta quinta-feira (9) para um transplante de rim. Segundo o próprio prefeito, o doador do órgão será o irmão mais novo, um advogado de 30 anos.
Euclério Sampaio, de 60 anos, revelou que este será o segundo transplante que será submetido, já que aos 24 anos fez um transplante de medula quando enfrentou um câncer no sangue, a leucemia.
Ao g1, contou que está tranquilo para o procedimento que deve acontecer na sexta-feira (10) em um hospital particular na cidade que administra. “Estou muito animado. Deus sabe de tudo”, disse.
Na segunda-feira (6), um ofício foi encaminhado à Câmara de Vereadores do município solicitando o afastamento temporário do chefe do Executivo, por 15 dias.
O pedido prevê a concessão de licença pelo período do dia 9 a 23 de janeiro. A petição foi acolhida pela Câmara. A vice-prefeita, Shymenne De Castro (PSB), assume a gestão durante a licença.
Tratamento renal há anos
O prefeito relatou que já faz tratamento renal há muitos anos, mas depois de passar por uma pneumonia e anemia, durante a campanha eleitoral de 2024, o problema se agravou e há dois meses começou a fazer diálise.
“Eu sou muito ruim com datas, não me lembro há quanto tempo comecei o tratamento. Brinco que fazia um tratamento conservador, só podia comer clara de ovos, mas depois que tive pneumonia e anemia a situação ficou mais grave e o jeito é o transplante mesmo. Os médicos disseram que eu não posso mais adiar”, explicou.
Euclério disse que, após as eleições e alta da internação, vários parentes fizeram exames para saber sobre a compatibilidade. Sobrinhos e os nove irmãos queriam ser doadores.
“Meu irmão mais novo é 100% compatível. Já fizemos todos os procedimentos e protocolos. Vai dar tudo certo, estamos confiantes, Deus está comigo desde o começo. Espero que em sete dias eu esteja despachando, nem que seja de casa mesmo. Eu não gosto de ficar sem trabalhar, mas enquanto isso a cidade vai estar em boas mãos”, brincou.
Euclério relatou que quer preservar o irmão do contato com a imprensa. Contou que ele é advogado, mora em Cariacica, tem 30 anos, é o mais novo dos irmãos, muito saudável e que ficou orgulhoso em poder ajudar.
O prefeito informou que o médico nefrologista Fábio Auriemma é o responsável pela equipe que atende o paciente. O procedimento está agendado para sexta-feira (10) no Hospital Meridional, em Cariacica.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement