‘Experiência milagrosa’, diz mãe que ajudou filha a dar à luz em escada de prédio em MG; VÍDEO

Rosana Pereira ajudou a filha Ronara que estava com 40 semanas completas de gestação; mãe e Manuella, que nasceu nove dias antes da data prevista, em Divinópolis, passam bem. Mulher dá à luz em escada de prédio onde mora com ajuda da mãe em Divinópolis
“A experiência foi assustadora e milagrosa ao mesmo tempo. Depois que o medo passa, é só gratidão por ter dado tudo certo”.
Assim descreveu Rosana Pereira, de 48 anos, após ajudar no parto da filha Ronara Pereira Veiga, de 26. A pequena Manuella veio ao mundo nesta terça-feira (7) na escada do prédio onde vive a família, no Centro de Divinópolis.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
O vídeo acima, gravado por um vizinho, mostra Manuella ainda com o cordão umbilical no colo da avó. Ronara diz que está tremendo e a mãe pede para ela respirar.
Ronara estava com 40 semanas completas de gestação. Segundo relatos da médica dela à família, havia a possibilidade de a gravidez chegar até 41 semanas.
O parto estava programado para o dia 16 de janeiro, mas Manuella decidiu surpreender e antecipar sua chegada.
“Ronara me ligou e avisou sobre as dores. Eu estava no trabalho e corri para casa. Quando cheguei, encontrei ela agachada perto da cama”.
Ronara deu à a luz à filha Manuella na escada do prédio onde mora em Divinópolis
Rosana Pereira/Arquivo Pessoal
Rosana ajudou a filha a descer as escadas do prédio, mas no segundo vão a bolsa estourou.
“Ela falou que a bebê ia nascer. Meu neto mais velho, de 9 anos, rapidamente pegou um travesseiro, e eu improvisei ainda com uma toalha e um lençol. Quando olhei, já dava para ver a cabecinha da minha neta. Fui orientando a Ronara a fazer força”.
Os minutos seguintes foram de tensão e adrenalina e até os vizinhos se aproximaram para ajudar e registrar o momento.
“Tive muito medo, principalmente porque o cordão umbilical estava enrolado no pescoço da Manuella. Mas consegui desamarrar o cordão. Foi um alívio ouvir o chorinho da minha neta”, disse a avó emocionada.
Ainda segundo Rosana, a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ocorreu cerca de 10 minutos depois do nascimento e a equipe trouxe ainda mais tranquilidade. Os socorristas finalizaram os procedimentos e confirmaram que tanto a mãe quanto a bebê estavam bem.
Ronara também tem menino de 1 ano e meio e Manuella nasceu com 3,390 kg e 50 cm. Mãe e filha foram levadas ao hospital para exames, onde foi constatado que ambas estão saudáveis.
Rosana Pereira ajudando no parto da filha Ronara, em Divinópolis
Rosana Pereira/Arquivo pessoal
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement