Eleições 2024: 143 mil deixam de justificar ausência no 2º turno dentro do prazo em Piracicaba e Limeira; veja como regularizar

Do total de pessoas que não foram às urnas, 10,3% entregaram justificativas. Urna eletrônica
Justiça Eleitoral
Terminou nesta terça-feira (7) o prazo para que eleitores que não foram votar no 2º turno das eleições municipais de 2024 justificassem suas ausências. Em Piracicaba (SP) e Limeira (SP), as duas cidades da região que tiveram 2º turno, 143.162 pessoas deixaram de apresentar as justificativas.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Os dados são do Tribunal Superior Eleitora (TSE) e mostram que 10,3% daqueles que não foram às urnas na segunda etapa do pleito nas duas cidades entregaram justificativas. Veja os dados no gráfico:

Como regularizar a situação? 🪪
Se a justificativa não foi aceita ou não for apresentada no prazo, a eleitora ou o eleitor deverá pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno.
A Guia de Recolhimento da União (GRU) para quitação das multas é obtida no Autoatendimento Eleitoral (opção Débito Eleitoral) e pode ser paga por Pix ou cartão de crédito.
Já a justificativa deve ser feita pelo aplicativo e-Título, Autoatendimento Eleitoral ou Sistema Justifica. Para a justificativa após o dia da eleição, é preciso anexar documentos que comprovem o fato que impediu o comparecimento.

Consequências da falta de justificativa 🚫
Quem não votar nem justificar a ausência ficará em débito com a Justiça Eleitoral e não terá a certidão de quitação eleitoral. Se não votar em três turnos consecutivos e não justificar, o título estará sujeito a cancelamento.
Enquanto não regularizar a situação, a eleitora ou o eleitor não poderá, por exemplo, tirar passaporte, participar de concurso público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.
Saiba mais sobre justificativa e consequências para quem não votar, justificar ou pagar as multas.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement