Cidades do noroeste paulista decretam emergência em saúde devido à dengue

Rio Preto (SP), Tanabi (SP), Potirendaba (SP) e Glicério (SP) intensificaram ações para conter o avanço da doença. Cidades do noroeste paulista decretam emergência em saúde devido à dengue
Reprodução/TV Globo
O aumento no número de casos de dengue no noroeste paulista preocupa as autoridades de saúde. Algumas cidades da região decretaram estado de emergência.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A situação mais crítica é em São José do Rio Preto (SP), que decretou emergência em saúde na última sexta-feira (3). Com mais de 31 mil casos confirmados em 2024 e 11 mortes, a cidade enfrenta uma epidemia.
Além de ampliar o horário de atendimento em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a prefeitura também realiza mutirões de limpeza e planeja o uso de drones para vistoriar imóveis fechados no município.
Seguindo a tendência de Rio Preto, as cidades de Tanabi (SP), Potirendaba (SP) e Glicério (SP) também decretaram estado de emergência e intensificaram ações para conter o avanço da doença.
Tanabi
Em Tanabi, o decreto de emergência, publicado no Diário Oficial na sexta-feira (3), permite a realocação de recursos e facilita a busca por verbas estaduais e federais. A cidade registrou 543 casos confirmados de dengue em 2024, um aumento expressivo em comparação aos 86 casos de 2023.
Para conter a crise, o Centro de Especialidades passou a funcionar aos finais de semana, e o atendimento médico foi reforçado. A aplicação de fumacê já cobre toda a cidade, e imóveis com focos de larvas estão sendo multados.
Potirendaba
Com 1.526 casos confirmados e duas mortes em 2024, Potirendaba também declarou emergência na sexta-feira (3). A prefeitura iniciou mutirões de combate à dengue, com limpeza de áreas públicas e vistorias em borracharias. Pneus velhos estão sendo recolhidos, e os reaproveitáveis recebem larvicida.
Nesta quarta-feira (8), agentes de saúde iniciaram visitas domiciliares para orientar a população e eliminar focos do mosquito. Terrenos e imóveis fechados estão sendo fiscalizados, com apoio da Guarda Civil Municipal.
Glicério
Apesar de ser uma cidade pequena, com menos de 5 mil habitantes, Glicério já confirmou 25 casos de dengue em 2025. O município decretou emergência na segunda-feira (6). Em 2024, os casos chegaram a 91, enquanto em 2023, foram apenas três.
A prefeitura tem reforçado a fiscalização e orientado os moradores sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A intensificação das ações na região, como mutirões, aplicação de fumacê e fiscalização, será crucial para controlar a epidemia e evitar novas mortes.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement