A 2 dias da posse de Maduro e com Venezuela sob tensão, González se reúne com ex-líderes latinos no Panamá

Candidato da oposição Presidente do Panamá com Edmundo González
ARNULFO FRANCO / AFP
Um grupo de ex-líderes latino-americanos e o presidente panamenho, José Raúl Mulino, reuniram-se nesta quarta-feira (8), no Panamá, com o opositor venezuelano Edmundo González Urrutia, dois dias antes da posse presidencial na Venezuela.
A visita acontece dois dias depois que González visitou os Estados Unidos, onde foi recebido pelo presidente Joe Biden na segunda-feira. Antes, ele havia viajado para Argentina e Uruguai e, agora, irá para a República Dominicana.
Entre os presentes no encontro estavam os ex-presidentes Vicente Fox e Felipe Calderón, do México; a costarriquenha Laura Chinchilla, o colombiano Andrés Pastrana, o boliviano Jorge Quiroga e os panamenhos Mireya Moscoso e Ernesto Pérez Valladares.
A Venezuela, sob vigilância militar e policial nas ruas, está em contagem regressiva para a questionada posse do presidente Nicolás Maduro para um novo mandato, nesta sexta-feira (10).
González prometeu voltar à Venezuela para “tomar posse” da presidência. No entanto, o ministro do Interior venezuelano, Diosdado Cabello, garante que, se ele “pôr um pé na Venezuela, será preso e julgado”.
Os ex-presidentes que participaram do encontro nesta quarta buscam coordenar um avião que os levará à Venezuela junto com o opositor. Na terça-feira, o Parlamento venezuelano declarou como “persona non grata” nove ex-presidentes que apoiam González Urrutia.
González Urrutia denuncia a reeleição de Maduro como uma fraude e reivindica vitória nas eleições de 28 de julho.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement