Turismo teve aumento de 33% no número de visitantes internacionais no Ceará em 2024

Mais de 95 mil turistas vindos de outros países chegaram aos destinos cearenses durante o ano. Brasil teve mais de 6 milhões de visitantes estrangeiros. Canoa Quebrada, no litoral leste do Ceará, tem algumas das atrações naturais procuradas pelos turistas do exterior
Kid Junior/SVM
Em 2024, o Ceará foi o destino para mais de 95,2 mil turistas de outros países. Em comparação com o ano 2023, com o número de 71,5 mil turistas internacionais, o estado teve um aumento de 33,1% no número de visitantes estrangeiros. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo Ministério do Turismo, pela Embratur e pela Polícia Federal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Somente em dezembro, o Ceará recebeu um total de 9.535 estrangeiros. Conforme o ministério, o aumento reflete o esforço conjunto com a Embratur para promover os destinos brasileiros no exterior.
As belezas naturais, como as praias de Jericoacoara e de Canoa Quebrada, além das atrações culturais e das praias de Fortaleza foram citadas pelo ministério como alguns dos exemplos que explicam a busca dos estrangeiros pelas cidades do Ceará.
Também no interior, foram destacadas as opções do turismo em busca das trilhas, cachoeiras e sítios arqueológicos da Chapada do Araripe, na região do Cariri.
O Brasil registrou a entrada de mais de 6,6 milhões visitantes em 2024. Confira os estados com mais entradas de estrangeiros:
São Paulo: 2,2 milhões de visitantes
Rio de Janeiro: 1,5 milhão de visitantes
Paraná: 894,5 mil visitantes
Rio Grande do Sul: 879,4 mil visitantes
Outros estados com aumentos expressivos no número de turistas estrangeiros no último ano foram Roraima (97%), Santa Catarina (71%), Bahia (52%) e Pará (47%).
Conheça o turismo de aventura no sertão cearense
Ainda segundo o Ministério do Turismo, os argentinos lideram o volume de visitantes internacionais no país.
Confira os países de origem com maiores números de turistas estrangeiros no Brasil:
Argentina: 1,9 milhões de visitantes
Estados Unidos: 696,5 mil visitantes
Chile: 651,7 mil visitantes.
Conforme o levantamento, os países vizinhos Paraguai e Uruguai tiveram, juntos, um total de 833,4 mil turistas vindo ao Brasil em 2024.
Dentre as ações para atrair mais estrangeiros, o Ministério do Turismo destaca o lançamento da marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. Com a estratégia, o governo brasileiro tem parceria com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para promover os destinos destes países no exterior, com foco nos atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.
Para 2025, o governo federal prevê R$ 63,6 milhões de investimento no Programa de Aceleração do Turismo Internacional, buscando atrair novos voos em rotas nacionais. A expectativa é gerar, pelo menos, 500 mil novos assentos no período de um ano.
Aumentar o número de voos é uma das ações planejadas pelo governo federal para impulsionar turismo em 2025.
Camila Lima/SVM
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement