Dengue: uso de inteligência artificial aumenta adesão à 2ª dose da vacina em Campinas

Saúde enviou mensagens automáticas via WhatsApp para lembrar população de retornar ao posto para completar esquema vacinal. Campinas recebe nova remessa de vacina contra a dengue
Fernanda Sunega
Após meses com baixa adesão na aplicação da 2ª dose da vacina contra a dengue, a Secretaria da Saúde de Campinas (SP) registrou um aumento de 58,2% na imunização do público alvo durante o mês de dezembro. Como estratégia, a pasta utilizou inteligência artificial (IA).
Entre 2 e 3 de dezembro, foram disparadas 7,5 mil mensagens via WhatsApp através da Ana, a assistente virtual da prefeitura, convocando a população para retornar aos postos de saúde e receber a 2ª dose do imunizante.
📲 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com a administração municipal, ao todo, foram aplicadas 1.101 segundas doses do esquema em dezembro, sendo que 83,5% (919), alegaram ter recebido a mensagem sobre a necessidade de completar o esquema vacinal.
A medida faz parte das novas estratégias da Prefeitura para enfrentamento à dengue ao longo de 2025, após registrar a maior epidemia da sua série histórica em 2024, com mais de 121 mil casos e 84 mortes. Um novo disparo de mensagens será feito até o fim da próxima semana.
Esta é a segunda iniciativa da Saúde que utiliza IA para enfrentamento à dengue. Segundo a prefeitura, desde março do último ano, toda pessoa diagnosticada ou com suspeita da doença, após atendimento no SUS Municipal, recebe uma mensagem disparada pelo chatbot que acompanha o estado de saúde do paciente, a fim de evitar casos graves.
Dose de vacina contra a dengue
Walterson Rosa/MS
💉 Cobertura vacinal
Com um público alvo total estimado em 65,2 mil pessoas, a metrópole aplicou 27,7 mil primeiras e segundas doses até segunda-feira (6). Ao todo:
19.317 mil pessoas receberam a 1ª dose, sendo que 2.260 pessoas estão esperando o intervalo entre as vacinas;
e das 17.057 pessoas aptas para receber a 2ª dose, 49,63% (8.467) já foram imunizadas, e 50,36% (8.590) estão com o esquema incompleto.
Mosquito do Aedes aegypti, transmissor da dengue
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
🤔 Como posso me vacinar?
O imunizante contra a dengue está disponível nos 68 centros de saúde (CSs), e é destinado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Não é preciso realizar agendamento para receber a dose contra a dengue. Basta levar documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação (se tiver).
As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Confira os detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos.
O esquema vacinal conta com duas doses, com um intervalo recomendado entre as aplicações de três meses.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement