Cuiabá tem aumento de 85% nos casos de dengue em 2024

Os primeiros dias deste ano também foram marcados por uma alta nos atendimentos relacionados à doença nas UPAs. Apesar disso, a prefeitura descarta a possibilidade de surto ou situação de emergência. A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses
Sesa-PR
Cuiabá finalizou o ano de 2024 com um aumento de 85% nos casos de dengue em comparação com o ano anterior, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), na última semana de dezembro.
Segundo o órgão, foram registrados 2.552 casos da doença na capital, enquanto em 2023 houveram 1.373 casos.
Até o momento, não foram divulgados dados de 2025. Apesar disso, a cidade registrou uma alta de atendimento em casos de dengue nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) entre o dia 1° e esta terça-feira (7).
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá confirmou aumento no número de notificações durante a primeira semana de 2025, mas descarta a possibilidade de surto ou situação de emergência relacionada a doença. Segundo a prefeitura, a situação está sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica.
Entenda os sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya
No ano passado, 39 pessoas morreram em decorrência da dengue em Mato Grosso em 2024, conforme o levantamento da SES.
O que é a dengue?
Como saber se você está com dengue e se é grave
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes ao longo de sua vida. Isso ocorre porque ela pode ser infectada com aos quatro diferentes sorotipos do vírus. Uma vez exposta a um determinado sorotipo, após a remissão da doença, ela passa a ter imunidade para aquele sorotipo específico.
🦟Atenção aos sintomas:
Febre alta (39ºC a 40ºC)
Dor de cabeça intensa
Dor atrás dos olhos
Dores musculares e articulares
Náusea e vômito
Manchas vermelhas no corpo
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement