Ruas 100% pavimentadas, novo sistema de ônibus e mais creches: confira promessas de Cícero Lucena para João Pessoa que o g1 vai acompanhar

O Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo g1, selecionou 22 compromissos que serão monitorados nos próximos quatro anos. Eles foram escolhidos a partir do programa de governo registrado no TSE e durante a campanha eleitoral. Cícero Lucena (PP), prefeito reeleito de João Pessoa
Sérgio Lucena/Arquivo Pessoal
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), reeleito com 63,91% dos votos válidos em outubro de 2024, estabeleceu uma série de promessas para o segundo mandato iniciado em 1º de janeiro de 2025. Os compromissos estão em seu plano de governo, enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e foram anunciados ao longo da campanha.
O Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo g1, selecionou 22 compromissos que serão monitorados durante os próximos quatro anos. A lista inclui promessas das áreas de educação e cultura, mobilidade urbana, infraestrutura, saúde, direitos humanos e sociais, esporte, habitação, meio ambiente e segurança pública.
Entre as promessas está a implantação do Sistema Rápido de Ônibus (BRS), com quatro novos corredores viários e cinco terminais de passageiros. Os corredores viários serão construídos nas avenidas Cruz das Armas, Pedro II, Epitácio Pessoa e Dois de Fevereiro, com terminais em Cruz das Armas, Cristo, Varadouro, Pedro II/Mangabeira e Bessa, além do Terminal Metropolitano, no Varadouro.
Cícero Lucena também prometeu pavimentar todas as ruas de João Pessoa. Ainda na área de infraestrutura, ele se comprometeu a entregar o novo Mercado Público de Oitizeiro.
Em educação, o prefeito afirmou que vai construir quatro novas creches com recursos municipais e oferecer mais quatro mil vagas em creches.
Na saúde, Cícero prometeu construir um Hospital de Doenças Raras, uma nova maternidade e uma casa de parto.
A relação completa está na página especial “As promessas de Cícero”. No link, é possível ver todas as promessas feitas pelo prefeito e o andamento de cada uma. Para selecionar as promessas em 2024, o g1 considerou o que poderia ser claramente cobrado e medido.
No último mandato, que se encerrou no dia 31 de dezembro de 2024, ele cumpriu integralmente 46,97% das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2020, e não cumpriu 34,85%.
Levantamento exclusivo
O g1 acompanha durante os quatro anos de mandato os cumprimentos das promessas de campanha dos políticos. O monitoramento é feito periodicamente desde 2015, por mais de 50 jornalistas de todo o Brasil, que seguem uma metodologia própria para separar e avaliar tudo que pode ser claramente cobrado e medido ao longo do mandato.
Os jornalistas acompanham de perto o andamento das promessas e publicam levantamentos com 1 ano de mandato, outro com 3,5 anos e um balanço do fim da gestão.
Quais são os critérios para medir as promessas?
Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento
Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências
Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências
Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é “cumpriu” apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é “não cumpriu”. Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é “em parte”. Se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e 5 km já foram entregues à população, o status é “em parte”.
Observação: há casos em que não é possível avaliar o andamento da promessa, e o status é dado como “não avaliado”.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement