Projeto oferece descontos na conta de energia em troca de materiais recicláveis em oito pontos de Salvador

Vale Luz, da Neoenergia Coelba, será realizado de 6 a 11 de janeiro. Confira a lista dos locais beneficiados com a ação. O projeto Vale Luz, da Neoenergia Coelba, irá trocar descontos na conta de energia elétrica por materiais recicláveis em ao menos oito pontos de Salvador, nesta semana. A ação começou nesta segunda-feira (6) e segue até a sexta-feira (10), conforme cronograma divulgado pela concessionária. Confira os pontos abaixo:
Centro Administrativo da Bahia (CAB) – Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e Assembleia; Legislativa da Bahia (Alba);
Pau da Lima;
Cajazeiras VIII;
Avenida San Martin;
Imbuí;
Plataforma;
Campo Grande.
Segundo a empresa, serão dois locais atendidos por dia. Os endereços exatos dos pontos itinerantes e dos pontos fixos do projeto podem ser acompanhados por meio do cronograma de atendimento do Vale Luz, disponível no site da concessionária.
Nos pontos de troca é possível entregar latas de alumínio ou garrafas PET e receber “Merrecas”, moeda criada pela Neoenergia Coelba, que pode ser trocada por lâmpadas de LED, que consomem menos energia, ou revertida em desconto na conta de energia (cada Merreca equivale a 12 centavos).
O projeto Vale Luz também beneficia os clientes inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou moradores de comunidades populares com a substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e com vida útil estimada superior a 10 anos.
Tipos de resíduos aceitos no Vale Luz
Além da troca de latas de alumínio e garrafas PET por Merrecas, também são aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas de vidro, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios, embalagens tetra pak, óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente, e vidro.
Esses resíduos serão pesados e os descontos serão contabilizados diretamente na fatura de energia informada pelo consumidor.
De acordo com a organização, o Vale Luz tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a reciclagem.
Ação Catador
O projeto também beneficia catadores autônomos de materiais recicláveis, que também podem participar do projeto e receber, via transferência bancária (PIX), o valor correspondente ao material descartado no projeto.
Nesta ação, o catador poderá destinar ao projeto latas de alumínio, garrafas PET e embalagens de vidro. A ideia é que os catadores recebam mais pelo resíduo que descartam, o mesmo valor praticado pela indústria – que é repassado integralmente aos participantes.
Como participar
⚠️ Para participar do projeto, o cliente deve:
Separar os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar limpos e secos;
Informar o código do cliente, identificado no canto superior direito da conta de energia;
E direcionar a um dos pontos de atendimento do projeto.
⚠️ No caso da ação catador, os interessados deverão:
Apresentar documentos de identificação em um dos postos de atendimento;
Possuir como atividade econômica a reciclagem de resíduos sólidos;
Preencher ficha de cadastro;
Possuir conta bancária com chave PIX habilitada;
Levar os resíduos aceitos na ação (latas de alumínio, garrafa PET e/ou embalagens de vidro) limpos, secos e separados por tipo.
SERVIÇO
💡 Vale Luz Neoenergia Coelba
📅 Data: 6 a 11 de janeiro
📍 Local: CAB (TJ-BA e ALBA), Pau da Lima, Cajazeiras VIII, San Martin, Imbuí, Plataforma e Campo Grande
LEIA MAIS:
Secretaria do Meio Ambiente da Bahia divulga 46 vagas em Salvador; salário é de R$ 3,3 mil
Mais de 1,6 milhão de famílias baianas podem ter até 65% de desconto na fatura de energia; saiba como
Advogado de 83 anos morre após receber descarga elétrica de pisca-pisca no sul da Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement