Espírito carioca do compositor Noel Rosa ‘baixa’ em documentário que traz nomes como Dori Caymmi e Mart’nália

♫ NOTÍCIA
♪ Apresentado na programação do Festival do Rio em 2024, o documentário Noel Rosa – Um espírito circulante entra em rotação em breve nos cinemas em 2025.
Dirigido e roteirizado pela cineasta Joana Nin, o filme põe em foco o legado de Noel de Medeiros Rosa (11 de dezembro de 1910 – 4 de maio de 1937), compositor carioca de atuação fundamental para a expansão do samba da cidade do Rio de Janeiro (RJ) nos anos 1930, década em que o gênero foi marcado pela conexão entre artistas do morro e do asfalto.
A intenção da diretora Joana Nin foi investigar os rastros deixados por Noel em Vila Isabel, bairro carioca que abrigava o compositor e que, décadas depois, foi importante na trajetória do Martinho da Vila, compositor reverente a Noel Rosa.
Filha de Martinho, a cantora Mart’nália integra o elenco do documentário ao lado de nomes como Claudio Jorge, Dori Caymmi, Edu Krieger, Moacyr Luz e Nilze Carvalho.
Compositor que deixou cerca de 250 músicas ao morrer precocemente aos 26 anos, Noel já foi tema do documentário Isto é Noel Rosa (1990), dirigido por Rogério Sganzerla (1946 – 2004), e inspirou o filme de ficção Noel Rosa – Poeta da Vila (2006), do diretor Ricardo Van Steen.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement