‘Nuvens eletrificadas’: show de relâmpagos invade céu das regiões de Itapetininga e Sorocaba

Fenômeno é extremamente comum, principalmente em chuvas típicas de verão. Moradores registraram. Show de relâmpagos invade céu das regiões de Itapetininga e Sorocaba
O céu das regiões de Sorocaba e Itapetininga (SP) foi palco de um verdadeiro “show” de relâmpagos durante a breve chuva da noite de sábado (4).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo um morador de Capitão Cesário, em Itaí (SP), o “show” de relâmpagos, ou a “chuva” raios, durou cerca de 10 minutos, começando por volta das 21h50. Já outro morador de Sorocaba percebeu o clarão no céu se repetindo várias vezes, logo no início da noite, por volta das 19h40.
O g1 pediu informações ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre quantos raios foram registrados nas duas cidades, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Embora pareça assustador para alguns e até visto como algo belo para outros, o fenômeno é extremamente comum, principalmente em chuvas típicas de verão, ou em chuvas que ocorrem devido à passagem de uma frente fria, segundo o meteorologista da Defesa Civil do estado de São Paulo William Minhoto.
“O relâmpago é o termo cientifico meteorológico correto para se referir aos raios e o trovão. Nada mais é do que o som que esse fenômeno produz e percorre a atmosfera”, explica.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Nuvem de funil chama atenção de moradores no interior de SP; entenda o fenômeno que ‘indica o potencial de um tornado’
Chuva causa alagamentos, deixa carros submersos e motoristas ilhados no interior de SP
O meteorologista conta que o fenômeno ocorre com o atrito que o granizo tem dentro das nuvens Cumulonimbus. “Dentro desses tipos de nuvens, há a circulação forte de vento em direção vertical. Conforme ocorre essa movimentação, o gelo acaba gerando atrito e eletrificando a nuvem”, reforça.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nuvem Cumulonimbus é considerada pelo uma nuvem trovoada, em que o topo se apresenta em expansão horizontal e pode chegar em torno de 20 km de altura.
“Conforme vai passando o tempo, a energia precisa ser descarregada e é aí que ocorre a formação do raio e devido à expansão do ar, já que o fenômeno ocorre extremamente rápido, vem o barulho que pode ser escutado quilômetros de distância”, reforça William Minhoto.
Temperaturas médias no final de semana
Entre o sábado (4) e domingo (5), as temperaturas das cidades da região que tiveram ocorrências de relâmpagos variaram de 17,9 a 29,7 ºC em Itaí, de 18,8 a 30,7 ºC em Itapetininga, de 18,6 a 29,4 ºC em Sorocaba, segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
A recomendação da Defesa Civil é para a população permanecer sempre em um local seguro, coberto e nunca ficar próximo às árvores, postes ou em locais abertos, quando tiver a possibilidade de chuvas fortes e tempestades.
‘Nuvens eletrificadas’: show de relâmpagos invade céu das regiões de Itapetininga e Sorocaba
Renan França/Arquivo pessoal
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement