Nova York começa a cobrar pedágio de veículos para tentar reduzir trânsito

Medida começou a valer neste domingo (05) em Manhattan e a zona de restrição inclui diversos pontos turísticos, começando no Central Park e indo até o sul da ilha, em Wall Street. A cidade de Nova York começou a cobrar pedágio dos motoristas que querem dirigir em parte de Manhattan, incluindo pontos turísticos famosos, como os bairros do Village e Chelsea, o edifício Empire State e a região de Wall Street.
A medida passou a valer neste domingo (05).
A zona de cobrança automática em Manhattan cobre toda a parte central e sul da ilha, em todas as ruas abaixo da rua 60, na divisa do Central Park.
Cerca de 700 mil veículos circulam pela região todos os dias, de acordo com a secretaria de transportes municipal. A velocidade média caiu de 14,6 km/h em 2010 para 11,4 km/h em 2024.
Bairros como Midtown, Village, Chinatown, High Line, Chelsea e Wall Street, entre outros, estão na área com cobrança de pedágio.
Vias expressas nas margens de Manhattan, como a West Side Highway, FDR Drive e o túnel Hugh L. Carey, estão fora da área de cobrança.
A medida visa reduzir o trânsito local, reduzir as emissões de gases poluentes e melhorar a qualidade de vida da população, de acordo com a prefeitura da cidade.
Para carros de passeio e pequenos veículos comerciais, os valores cobrados serão de US$ 9 (cerca de R$ 55,60 na cotação de 3 de janeiro) em horário de pico e de US$ 2,25 (R$ 13,90) fora do horário de pico.
Táxis e veículos de transporte por aplicativo terão uma cobrança adicional a ser paga pelos passageiros por viagem.
O valor é de US$ 0,75 (R$ 4,73) para os táxis e transporte executivo e de US$ 1,50 (R$ 9,27) para carros pedidos por apps.
Motos vão pagar US$ 4,50 (R$ 27,80) no horário de pico e US$ 1,05 (R$ 6,49) fora do pico.
Para caminhões e ônibus, os valores variam de acordo com o porte do veículo e vão de US$ 14,40 (R$ 89) a US$ 21,60 (R$ 133) no horário de pico e US$ 3,60 (R$ 22,2) a US$ 5,40 (R$ 33,3) fora do horário de pico.
Cada veículo será cobrado apenas uma vez por dia pelo sistema eletrônico EZ-Pass.
Não há sistema de cobrança manual e veículos sem o EZ-Pass receberão a cobrança pelo correio (os valores são maiores e não foram informados).
Os valores arrecadados irão ser aplicados em melhorias na infraestrutura de transporte público, segundo a prefeitura. Os preços do pedágio devem subir em 2028 e 2031, de acordo com o cronograma da secretaria de transportes.
Zona de restrição de tráfego com cobrança de pedágio em Manhattan
Reprodução/MTA
Placa de trânsito indicando a zona de cobrança de pedágio em Manhattan
Adam Gray/Reuters
Câmeras de leitura de placas de carros e sistema de cobrança automático do pedágio em Manhattan
Adam Gray/Reuters
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