Exposições, oficinas e palestras marcam programação gratuita em alusão à Revolta da Cabanagem, em Belém

todos os Museus e Memoriais vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) terão entrada gratuita entre os dias 7 e 12 de janeiro, segundo a Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Museu do Estado do Pará receberá programação do Preamar.
Cláudio Santos/Agência Pará
A partir desta segunda-feira (6) até o dia 31 de janeiro ocorre em Belém o Preamar Cabano, uma programação diversa e gratuita, com exposições, oficinas e palestras em alusão à Revolta dos Cabanagem.
A fundação de Belém, que comemora o aniversário de 409 anos no próximo dia 12 de janeiro, também será destaque no Preamar, gratuito e aberto ao público.
Memorial da Cabanagem em Belém.
Agência Pará
Considerada uma das principais revoltas populares realizadas no Brasil, a Revolta da Cabanagem ocorreu entre 1835 e 1840, com a presença de forças reacionárias na então província do Grão-Pará após a proclamação da independência do Brasil.
Entre os dias 7 e 12 de janeiro, todos os Museus e Memoriais vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) terão entrada gratuita, segundo o órgão. São eles:
Espaço Cultural Casa das Onze Janelas;
Forte do Presépio;
Museu de Arte Sacra;
Museu do Círio;
Museu da Imagem e Som;
Palacete Faciola;
Memorial Amazônico da Navegação;
Museu de Gemas;
Memorial da Cabanagem;
Memorial Verônica Tembé;
Cemitério da Soledade
e Museu do Marajó.
Programação Preamar Cabano
O Preamar inicia na segunda-feira (6), com a abertura da exposição “Povo Cabano: Registros documentais do Arquivo Público”, no Arquivo Público do Pará, localizado no bairro Campina, e segue até 31 de janeiro, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 14h.
Palacete Faciola.
Leandro Tocantins/Agência Pará
Nos dias seguintes, terça (7) e quarta-feira (8), ocorrerá a oficina “Leitura e análise de documentos da Cabanagem”, com os professores André Lima, Danielle Moura e Michelle Barros de Queiroz. A ministração será no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, das 9h às 12h.
Ainda na terça-feira (7), ocorre a aula visita e roda de conversa no salão transversal do Museu do Estado do Pará (MEP), em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh). A palestrante será a professora Edilza Fontes, historiadora e secretária adjunta da Seirdh, das 9h às 12h.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Na quinta-feira (9), às 18h30, será exibido, na programação do canal público do Pará, o curta-metragem “A Cabanagem”, da Secult, feito originalmente para video mapping, com técnicas de animação 2D, 3D e motion design, projetado sobre o Palácio Lauro Sodré, que abriga o MEP.
A animação tem direção de Cássio Tavernard e VJ Lobo. O lançamento ocorreu em 2020, na semana da cabanagem. A Secult também lançou o livro “Memórias da Cabanagem”. O livro e o curta estão disponíveis no portal do órgão, na aba downloads.
No domingo (12), das 9h às 12h, o MEP receberá a aula pública na sala da Conquista, integrando também o Museu de Arte de Belém (MABE) e o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), além de uma feira de livros em parceria com a Seirdh. A professora Edilza Fontes será a palestrante.
No mesmo dia também será lançada nas redes sociais e no portal da Secult mais um episódio da série Obra Comentada. Desta vez, sobre o “O Altar-Mor da Igreja de Santo Alexandre”, um vídeo explicativo.
Ainda no dia 12 ocorrerá a abertura da exposição “Encontros”, a qual aborda a figura do caboclo plácido e o encontro com a Santa. A abertura será às 10h, no Museu do Círio.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement