Clube de astronomia no interior de SP registra fenômeno de encontro entre lua e vênus

Registro foi feito por um membro do Clube Centauri nesta sexta-feira (3), em Itapetininga (SP). A distância entre eles da Terra é cerca de 108 milhões de km. Clube de astronomia de Itapetininga (SP) registra encontro entre Lua e Vênus
Arquivo Pessoal/Clube Centauri
O Clube Centauri registrou o encontro da Lua e Vênus no céu durante a noite desta sexta-feira (3), em Itapetininga (SP). A distância entre eles da Terra é cerca de 108 milhões de km. O fenômeno se repete em 1º de fevereiro.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
De acordo com o astrônomo e professor do Clube Centauri Rodrigo Raffa, esse não é um fenômeno raro e acontece com uma certa frequência. Esse encontro se repete em 1º de fevereiro, e podem estar ainda mais próximos.
Segundo o professor, esse fenômeno acontece sempre nas fases iniciais da Lua crescente e deve coincidir com Vênus em maior elongação, quando está visível acima do horizonte. Mas essa aproximação entre os astros é algo somente aparente, pois a distância entre os dois é de cerca de 108 milhões de km.
Rodrigou compartilhou que um fato interessante sobre o início da lua crescente é a parte iluminada da lua, chamada de “luz cinérea” se dá devido à luz do Sol refletida pela Terra, iluminando suavemente a parte não iluminada da Lua.
Esse fenômeno é semelhante as bandeiras islâmicas. O professor explicou que a Lua crescente e a estrela estão presentes na bandeira de países islâmicos como a Turquia, o Paquistão e a Tunísia. O escudo do Al Hilal, time de futebol da Arábia Saudita também tem a lua, pois “Al Hilal” significa “lua crescente” em árabe.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement