Síndromes gripais lotam SPAs e UPA em Manaus com mais de 5,2 mil atendimentos em um dia, diz SES


Segundo a Secretaria de Saúde, 70% dos atendimentos nos nove SPAs e na UPA têm perfil de Atenção Básica, com maior procura à noite, quando as UBSs estão fechadas. Pacientes do SPA do Galileia, em Manaus, reclamam da demora no atendimento
Os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Secretaria de Estado de Saúde atenderam 5.261 pessoas na quinta-feira (2), em meio ao aumento de casos de síndromes gripais leves, ligadas à Atenção Básica. O crescimento está associado ao período de chuvas intensas, conforme a SES-AM.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP/AM) indicam que, em dezembro de 2024, o Amazonas registrou 242 casos de síndromes gripais e 171 hospitalizações, representando um aumento de 30% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 132 internações.
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou que 70% dos atendimentos nos nove SPAs e na UPA têm perfil de Atenção Básica, com maior procura à noite, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão fechadas.
“Mesmo que não sejam casos de média ou alta complexidade, o Governo garante assistência. Porém, é essencial reforçar a Atenção Básica para atender a população adequadamente”, afirmou.
Ela também reforçou a importância da prevenção. “Intensificar a vigilância epidemiológica e manter a vacinação em dia são medidas cruciais. Pessoas sintomáticas devem procurar as UBSs durante o horário de funcionamento”, orientou.
Lotação em unidade de saúde de Manaus
Rede Amazônica
LEIA TAMBÉM:
🏥 Unidades de saúde de Manaus enfrentam alta procura no primeiro dia útil de 2025

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement