Regra da União Europeia que exige conexão USB-C em todos os celulares já está em vigor


Medida, que também vale para fones, câmeras, computadores e até teclados, visa reduzir o desperdício de carregadores obsoletos e gerar economia para os consumidores. O fim da ‘salada de cabos’
A partir de agora, todos os novos aparelhos eletrônicos vendidos na União Europeia devem sair de fábrica com a conexão USB-C. A regra, que entrou em vigor em 28 de dezembro de 2024, é considerada inédita, sendo a primeira lei desse tipo no mundo.
Com a mudança, o bloco europeu busca reduzir custos e diminuir a produção de resíduos, segundo a agência France Presse (AFP).
“Desde hoje, todos os novos telefones móveis, tablets, câmeras fotográficas, fones de ouvido, alto-falantes, teclados e muitos outros dispositivos eletrônicos novos vendidos na UE deverão estar equipados com uma porta de carregamento USB tipo C”, publicou o Parlamento Europeu no X.
A lei foi aprovada em 2022 após um embate com a gigante Apple, dona do iPhone. Todas as empresas tiveram até o fim de 2024 para se adaptar às novas regras.
Os fabricantes de computadores, porém, terão um prazo adicional, a partir de 2026, para se adequar.
A maioria dos aparelhos eletrônicos, especialmente os celulares Android, já utiliza esse tipo de carregador. No entanto, a Apple demonstrou resistência, argumentando que regulamentações desse tipo “sufocam a inovação”.
Em 2023, com o lançamento do iPhone 15, a Apple passou a adotar o USB-C em todos os seus novos smartphones.
O que é USB-C
Samsung Galaxy S24 Ultra e iPhone 15 conectados por um cabo USB-C
Henrique Martin/g1
A tecnologia USB tipo C surgiu em 2014, criada pelo USB Implementers Forum (USB-IF), grupo que reúne fabricantes de softwares líderes do mercado.
Juntas, essas empresas desenvolvem os padrões a serem adotados nas especificações técnicas do Universal Serial Bus (USB).
Nos anos seguintes, o USB-C conquistaria o mercado pela praticidade, tamanho e velocidade de transmissão de dados. A própria Apple já tinha adotado o padrão para Macbook, iPad e os fones de ouvido Airpod.
“Além de alimentar (energizar aparelhos), o USB-C tem diversos protocolos, que permitem transmitir dados de áudio, vídeo e redes (internet), por exemplo”, conta ao g1 Murilo Zanini de Carvalho, professor de engenharia de computação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Uma das inovações da tecnologia também é que o cabo é reversível. Ou seja, pode ser inserido “de cabeça para cima” ou “para baixo” nos dispositivos e funciona da mesma forma.
A lei do carregador único também busca simplificar a vida dos europeus e reduzir custos para os consumidores, permitindo a compra de aparelhos eletrônicos sem a necessidade de adquirir um novo carregador, segundo a União Europeia.
A iniciativa ainda pretende diminuir a quantidade de carregadores obsoletos. A Comissão Europeia estimou que a nova lei pode gerar uma economia de pelo menos 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão) por ano.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement