Prefeito interino de Itaguaí suspende atendimento na sede e nomeia o irmão para a Secretaria de Saúde

Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se Dr. Rubão pode ser empossado. Prefeito interino de Itaguaí suspende atendimento na sede e nomeia o irmão para a Saúde
Entre as primeiras medidas como prefeito interino de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o vereador Haroldo Rodrigues de Jesus Neto, o Haroldinho (PDT), exonerou cerca de 1,2 mil funcionários comissionados, suspendeu o atendimento na sede do Executivo por 20 dias e nomeou o irmão como secretário de Saúde.
Haroldinho disse que “janeiro será um mês difícil”. “A folha está fechada em R$ 43 milhões, e encontramos em recursos próprios só cerca de R$ 6 milhões”, detalhou.
A eleição na cidade está sub judice, e o candidato mais votado, Dr. Rubão (Podemos), foi impedido de tomar posse. Com isso, o Executivo de Itaguaí será comandado temporariamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, cargo para o qual Haroldo foi eleito nesta quarta (1º).
A candidatura de Rubão foi indeferida pois o TRE entendeu que ele não poderia concorrer à reeleição, o que configuraria um 3º mandato seguido — em 2020, Rubão era o presidente da Câmara de Vereadores e assumiu a prefeitura após o impeachment do então ocupante do cargo, Carlo Busatto Júnior, o Charlinho, e do vice.
A defesa de Rubão recorreu com o argumento de que ele assumiu o cargo interinamente e, por isso, a vitória em seguida não deveria ser considerada como reeleição. O TRE não aceitou. A chapa, então, foi ao TSE e conseguiu concorrer. Este mês, o ministro André Mendonça também discordou dos argumentos do prefeito e o proibiu de tomar posse.
O julgamento definitivo pelo plenário do TSE está marcado para o dia 4 de fevereiro. Até lá, Haroldinho vai governar a cidade. Se o TSE entender que Rubão não pode ser empossado, novas eleições serão convocadas.
Medidas
Haroldinho nomeou o irmão, Betinho Jesus, para a Saúde de Itaguaí. “É um médico formado em administração de empresas e gestão pública, formado em faculdade na Austrália também, totalmente capacitado”, justificou.
O prefeito interino também suspendeu por 20 dias os pagamentos de empresas fornecedoras e prestadoras de serviço. A intenção, segundo o decreto, é analisar a regularidade dos contratos.
Outro decreto suspendeu o atendimento ao público na Prefeitura de Itaguaí até o dia 17 de janeiro. Nesse período, só a Secretaria de Arrecadação vai funcionar.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement