Foragido da Justiça toma posse como vereador em Ceres, diz MP


Segundo o Ministério Público Eleitoral, Osvaldo José Seabra Junior é investigado na Operação Ephedra, realizada pelo Ministério Público de Goiás e Polícia Rodoviária Federal para investigar tráfico de rebite e outras drogas. Osvaldo José Seabra Junior, de 39 anos, conhecido como “Osvaldo Cabal” toma posse na Câmara Municipal de Ceres
Reprodução/Site Câmara Municipal de Ceres
O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) pediu para investigar a posse individual do vereador eleito Osvaldo José Seabra Junior, de 39 anos, conhecido como “Osvaldo Cabal”, na Câmara Municipal de Ceres. Segundo o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões, ele tem um mandado de prisão preventiva em aberto que foi expedido no dia 26 de novembro de 2024.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O g1 entrou em contato com Osvaldo, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
O promotor eleitoral Pedro Furtado Schmitt Corrêa solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Ceres, o vereador Glicério Júnior, as imagens das câmeras de segurança que registraram a entrada e permanência do vereador no prédio, além de informações sobre quem estava presente no momento e como se deu o acesso às dependências do local.
Ao g1, a Câmara Municipal de Ceres disse que no dia 1° de janeiro de 2025, às 10h, no Centro Cultural de Ceres, aconteceu a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos para a gestão 2025/2028.
Dentre os eleitos, constatou-se a ausência apenas de Osvaldo José Seabra Júnior, eleito para o cargo de vereador pelo PL de Ceres. Ainda no dia 1ª de janeiro, às 15h58, o vereador Osvaldo, devidamente diplomado pela Justiça Eleitoral e, consequentemente, apto a ser empossado, compareceu pessoalmente à Câmara Municipal e foi dado posse ao vereador.
LEIA TAMBÉM
Suplente de vereador preso suspeito de marcar encontro com mulheres e estuprá-las levava as vítimas para lotes baldios para cometer os crimes, diz polícia
Vereador de Inhumas é preso em operação contra atos golpistas em Brasília
Vereador é preso por suspeita de ‘rachadinha’, em Aragarças
A Câmara Municipal de Ceres disse ainda que em relação às notícias de que o vereador Osvaldo José Seabra Júnior estaria foragido da Justiça, não recebeu qualquer tipo de comunicação da Justiça, Ministério Público ou polícia e que não teve conhecimento sobre qualquer fato impeditivo em relação à posse, e, por isso, cumpriu a determinação legal (Regimento Interno e Lei Orgânica).
Segundo o MP Eleitoral, Osvaldo Cabal é alvo de mandado de prisão preventiva expedido no âmbito da Operação Ephedra, realizada pelo Ministério Público de Goiás em parceria com a Polícia Rodoviária Federal para investigar o tráfico de rebite e outras drogas.
O g1 entrou em contato com a Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) para verificar se houve prisão do vereador, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
O MP Eleitoral também solicitou cópia do livro de posse e do regimento interno que regulamenta o procedimento de posse dos vereadores.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement