Dólar mais caro faz número de turistas argentinos disparar em Florianópolis

A economia da Argentina é fortemente dolarizada. Com a moeda norte-americana valendo mais do que R$ 6, o consumo no Brasil fica mais em conta para eles. Dólar mais caro faz número de turistas argentinos disparar em Florianópolis.
Reprodução/TV Globo
O dólar mais caro já fez desse verão uma das temporadas com o maior número de turistas argentinos em Florianópolis (SC).
A praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha, por exemplo, se tornou um território argentino de verão em solo brasileiro.
Tem camisa do jogador Lionel Messi e mate quente debaixo de um sol 30ºC. Enquanto isso, o cardápio de praia dá vez ao choripán, um tipo de cachorro-quente de churrasco, e às tradicionais empanadas.
Os argentinos descobriram Florianópolis no início da década de 1980. Encontraram no verão da cidade o que não tem por lá: praias de águas calmas, quentes e claras. E, desde então, eles frequentam todo ano. Às vezes mais, às vezes menos.
A diferença, agora, está no câmbio, que dessa vez está a favor dos nossos vizinhos sul-americanos.
É que a economia argentina é fortemente dolarizada. E, com a moeda norte-americana valendo mais do que R$ 6, o consumo no Brasil fica mais em conta para eles.
“Isso facilita muito. É muito mais barato vir de férias para cá do que [ficar] na Argentina”, diz Ricardo Portillo, comerciante.
A Secretaria de Turismo estima cerca de 15% a mais de argentinos nesta temporada.
“Isso se deve, claro, à proximidade dos países, ao câmbio, que ajuda muito, e também à retirada de uma taxa que os argentinos tinham no cartão de crédito, favorecendo cada vez mais a vinda deles para Florianópolis”, explica Zena Becker, secretária de Turismo de Florianópolis.
De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), nenhuma cidade do Brasil vai receber tantos argentinos no verão.
No Aeroporto Internacional de Florianópolis, a movimentação vai ser 44% maior do que na temporada passada.
“Nós estamos com os hotéis de praia com ocupação acima de 90% para janeiro, impulsionada principalmente pelos turistas internacionais”, diz Luciano Pereira Oliveira, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de SC (ABIH-SC).
A novidade são os chilenos, metade dos hóspedes em um único hotel.
Falar espanhol garantiu um emprego de recreador para Santiago Godoy de Toledo. “No verão de Florianópolis, vale mais [o espanhol] do que o inglês. É a peça chave”, diz.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement