Brasileira de 116 anos se torna a pessoa mais velha do mundo

Freira Inah, da Congregação Irmãs Teresianas Brasil, de Porto Alegre, ganhou o título do site Longeviquest neste sábado (4) após morte de japonesa em 29 de dezembro. Brasileira de 116 anos se torna a pessoa mais velha do mundo.
Reprodução/Jornal Nacional
Uma brasileira de 116 anos se tornou a pessoa mais velha do mundo.
A Irmã Inah sempre se manteve em atividade.
“Ela não se queixa de nada, né? Ela agradece, é muito agradecida. É um bom humor mesmo”, afirmou a Irmã Terezinha Aragon, amiga de Inah.
Inah Canabarro Lucas nasceu em 1908, em São Francisco de Assis, interior do Rio Grande do Sul, e dedicou a vida a trabalhos religiosos. Se formou freira no Uruguai, em 1929, foi professora de português e matemática e é torcedora do Internacional. Hoje em dia, vive nessa casa da Congregação Irmãs Teresianas Brasil, em Porto Alegre.
“É uma mulher espiritual, religiosa, depois tem essa disciplina no trabalho e na vida dela. Sempre trabalhou muito, sempre foi muito comunicativa, muito acolhedora”, disse Rita Fernandes Barbosa, coordenadora provincial da congregação.
Irmã Inah está hoje em um quarto, onde apenas enfermeiros, cuidadores e um familiar podem entrar. Há 15 dias, ela teve que ser levada ao hospital e ficou dois dias internada. Depois de fazer vários exames, recebeu alta. Agora, a recomendação dos médicos é repouso.
“O que ela tem, infelizmente, é o organismo debilitado que está deixando ela bem cansada. Mas está vivendo. Está vivendo, está comendo os docinhos dela. O pessoal sabe que é um legalzinho, ela não pode mastigar direito. Mas está indo, compreende? É um orgulho para a família”, afirmou Cleber Vieira Canabarro, sobrinho da Irmã Inah.
O anúncio foi feito pelo site Longeviquest, que faz o monitoramento dos supercentenários no mundo. De toda a lista, os primeiros 49 lugares são todos ocupados por mulheres. Antes de Inah, a pessoa mais velha era uma japonesa que faleceu no último dia 29 de dezembro.
Segundo especialistas, com o avanço da ciência e da tecnologia, a longevidade tem se tornado mais comum, mas é preciso se cuidar.
“A partir da aposentadoria, muitas vezes, a gente tem mais um terço de vida pela frente. A gente precisa encontrar meios, encontrar atividades para continuar ativo, para continuar envelhecendo bem”, afirmou Virgílio Olsen, chefe da Geriatria da Santa Casa de Porto Alegre.
E a resposta para uma vida longa pode estar em atitudes diárias.
“Todo mundo pergunta qual o segredo dessa longevidade. Eu, que acompanhei ela, acredito o seguinte. Bom humor, otimismo, bondade e espiritualidade”, disse Cleber Canabarro.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement