Volta às aulas: veja dicas de como economizar na hora da comprar o material escolar


Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva e QuestionPro, compras impactam o orçamento de 85% das famílias brasileiras com filhos em idade escolar Inflação pode impactar nos valores do material
g1 AM
Neste início de ano a preocupação dos pais de crianças e adolescentes se volta para a compra do material escolar. De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), a inflação vai ter um impacto nos preços dos itens, que pode ter um aumento de até 9% em relação ao ano de 2024.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva e QuestionPro, divulgada nesta quinta-feira (2), as compras de materiais escolares impactam o orçamento de 85% das famílias brasileiras com filhos de até 17 anos de idade.
A servidora publica Raissa Fonseca é mãe e sente esse impacto no próprio bolso. Ela conta que passou a adotar algumas medidas para driblar o impacto financeiro do mês de janeiro e afirmou que já espera um aumento de preço em relação ao ano passado. Para ela, o segredo é buscar produtos em promoção ou em atacado e se organizar.
“Meus maiores gastos serão com livros, por isso vou usar o cartão de crédito, para liberar o pagamento à vista para os demais itens que a escola cobra. Dessa forma posso ter uma otimização nos gastos deste mês, que já era previsto”, relatou a servidora.
Para ajudar a economizar na hora de fazer as compras de materiais escolares, o g1 conversou com o planejador financeiro André Torbey, que listou algumas dicas úteis para amenizar os gastos.
“É importante fazer as compras de formas direcionada, usando a lista e pesquisando em vários locais antes de decidir. Hoje, com a internet, é possível buscar alguns valores de referência e muitas lojas já oferecem o serviço de orçamento pelo telefone ou por aplicativo de mensagem”, destacou o especialista.
LEIA TAMBÉM
‘Terra das Cachoeiras’: conheça alguns destinos para aproveitar em Presidente Figueiredo no interior do Amazonas
Veja os feriados de 2025 no Amazonas
Confira as dicas:
💰 Planeje o orçamento
No começo do ano, além dos gastos com a escola (matrícula, rematrícula, uniforme, transporte e etc.), a família tem que arcar com outras despesas como IPVA e IPTU, por exemplo, além das despesas que foram feitas no fim do ano anterior. Por isso o especialista destaca a importância de um bom planejamento para as compras.
“O ideal seria antecipar essas compras para aproveitar promoções. Como nem sempre é possível, essas compras acabam acontecendo no momento de maior pressão orçamentária, por causa das compras de fim de ano, e de demanda aquecida com preços mais altos”, destacou.
💰 A melhor forma de pagamento
A melhor forma de realizar o pagamento é a vista, mas é preciso se atentar para não acabar gastando valores que já estão reservados para outras despesas do orçamento. Caso seja a realidade, o cartão de crédito seria uma boa opção.
“Mas é preciso entender de forma globalizada a situação do orçamento familiar para não cair na pegadinha de usar as reservas financeiras para essas despesas e esquecer de outros pagamentos e isso incorrer em juros, mora e multas” explicou o especialista.
💰 Não compre tudo de uma vez
Para aliviar os impactos no orçamento, o especialista destaca que as compras podem ser feitas ao longo dos meses que antecedem as aulas, ou até mesmo após o início do ano letivo.
“Se houver essa flexibilidade é interessante comprar ao longo dos meses conforme a necessidade do material. Isso pode possibilitar encontrar preços melhores já que fica fora do período mais aquecido de compras”, orienta o planejador financeiro.
💰 Levar em conta a inflação
André Torbey explica que os preços tendem a aumentar devido a inflação no país. Ela impacta as várias cadeias do orçamento familiar, por isso é importante se preparar com antecedência para esses valores.
“A inflação é um vilão em todos os anos, é só lembrar quanto custou o material no ano anterior e comparar com os preços de hoje. A dica é organizar o fluxo de caixa e montar o orçamento para saber o tamanho do espaço que essas despesas podem ter de forma sustentável para não impactar em outras obrigações”, completou o especialista.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement