Fies: MEC anuncia que programa terá mais de 112 mil novas vagas em 2025


Segundo a pasta, uma quantidade similar de vagas será oferecida também em 2026 e 2027, em conformidade com o que foi estabelecido no Plano Trienal do Fies.
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (2) que vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
De acordo com a pasta, a seleção de candidatos será realizada em dois momentos distintos ao longo do ano. No primeiro semestre, serão disponibilizadas 67.301 vagas. Já no segundo semestre, o número de vagas oferecidas será de 44.867.
Além disso, uma quantidade similar de vagas será oferecida nos anos subsequentes, 2026 e 2027, em conformidade com o que foi estabelecido no Plano Trienal do Fies para o período.
Segundo o MEC, a medida visa garantir a continuidade e previsibilidade do programa de financiamento estudantil nos próximos anos.
“Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no país. O governo do presidente Lula está investindo mais de R$ 774 milhões no Fies, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.
LEIA TAMBÉM:
Resultados do Fies 2025 devem sair em fevereiro, diz MEC; em 2024, divulgação no fim de março fez alunos perderem semanas de aulas
O Fies é um programa de financiamento para estudantes em instituições de ensino superior privadas (veja detalhes mais abaixo).
O que é o Fies?
Por meio do Fies, é possível usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pleitear um financiamento das mensalidades de uma instituição de ensino privada.
Atenção: diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos, e sim um “empréstimo”. Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
Quem pode se inscrever?
Para se inscrever, o candidato precisa ter:
participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;
alcançado pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação;
renda familiar mensal bruta per capita de 1 a 3 salários mínimos.
Como participar?
As inscrições para o FIES ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.
O aluno deve:
Entrar em http://fies.mec.gov.br.
Clicar em “Minha Inscrição” e, em seguida, em “Fazer Cadastro”.
Digitar os dados de acesso da conta “gov.br” (CPF e senha).
Analisar os cursos com vagas disponíveis e escolher até três opções. É possível alterar essas informações quantas vezes quiser, até o encerramento das inscrições.
O que é IES?
Ao buscar os cursos disponíveis, o sistema do Fies pede que o candidato preencha o campo “IES”.
A sigla significa “instituição de ensino superior”: ou seja, é preciso escrever o nome da faculdade ou da universidade onde se deseja estudar.
Abaixo, veja um vídeo sobre o que considerar antes de assinar o contrato do Fies:
7 perguntas para não cair em uma cilada no Fies
Vídeos

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Advertisement